POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Por entendermos que a privacidade de suas informações é importante e estarmos comprometidos em cumprir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) quanto ao uso dos dados pessoais, desenvolvemos o presente Política de Privacidade, o qual tem como propósito informar a vocês, usuários e parceiros, como tratamos seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
Esperamos que as informações auxiliem na compreensão do tratamento de seus dados e que demonstrem o compromisso com a privacidade, proteção de dados e segurança das informações.
1. Conceitos Básicos: O que você precisa saber para compreender esta Política?
A fim de descomplicar a sua leitura deste documento, a presentamos algumas definições úteis para sua interpretação, conforme a disposição da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18).
Dado Pessoal
É uma informação relacionada a uma pessoa física e que seja capaz de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. São exemplos de dados pessoais que podem permitir a sua identificação: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando ás seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Backup
Toda e qualquer forma de cópia de segurança de dados computacionais, que pode ser consultada e/ou utilizada quando em momento posterior à sua restauração, em situações de indisponibilidade, alteração ou perda dos dados originais.
Cookies
São pequenos arquivos de textos utilizados para reconhecer seu navegador ou dispositivo, saber mais sobre seus interesses e oferecer a você recursos e serviços essenciais, além de finalidade adicionais, incluindo: Armazenar Preferências e Configuração; Segurança; Redes Sociais; Publicidade com Base em Interesses; Desempenho.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa
Somos nós.
2. Como coletamos os Dados Pessoais?
Os seus dados pessoais poderão ser coletados através das seguintes ações, a saber:
a. Cadastro de conta;
b. Contratação dos serviços;
c. Utilização do suporte ao usuário, canais de atendimento, pesquisa e treinamentos;
d. Utilização das plataformas digitais;
e. Divulgação de conteúdo fornecido pelo usuário;
f. Realização de transação envolvendo o usuário;
g. Informações sobre produtos e serviços;
h. Participação do usuário em campanha de marketing.
Informamos, ainda, que a coleta de dados poderá ser realizada via terceiros quando permitido pela legislação.
3. Que tipo de dados pessoais trata e por quê?
A coleta e utiliza dados pessoais, de forma a viabilizar a prestação de serviços e aprimorar a experiência de uso, estes dados farão parte do ecossistema de comunicação, seja para informar novos produtos, comunicados específicos regulatórios, ofertas e promoções de
soluções, bem como pesquisas de satisfação.
Poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento do cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente quando da utilização das páginas e da rede. Listamos abaixo algumas situações em que nós podemos tratar seus dados pessoais no contexto da sua relação com a gente:
TIPOS DE DADOS PESSOAIS FORNECIDOS PELOS USUÁRIOS
- Nome Completo
- Endereço de E-mail
- Número de Telefone
- Empresa
TIPOS DE DADOS PESSOAIS COLETADOS
- AUTOMATICAMENTE
- Endereço de IP
- Geolocalização
- Registro de Data e Hora de Acesso
- Relação das Telas Acessadas na Plataforma
FINALIDADES DE TRATAMENTO
Dados essenciais para promover a divulgação de material publicitário, promoções de produtos e ações de marketing.
Rastrear os acessos com a finalidade de prevenir fraudes e demais riscos que possam comprometer a segurança da informação.
Identificação da persona, dos interesses do usuário dentro da plataforma, que correspondem às informações sobre os hábitos de navegação. Ainda, para verificação dos melhores horários para contato.
4. Com quem compartilha os seus Dados Pessoais?
Nós operamos em parceria com uma série de outras organizações para viabilizar as nossas atividades.
Descrevemos, a seguir, algumas situações em que podemos compartilhas os dados pessoais coletados:
a. Prestadores de serviços que atuem em favor do banco;
b. Parceiros de negócios;
c. Campanhas de publicidade;
d. Empresa responsável pelo tratamento de dados (operador), a exemplo do armazenamento de dados em servidores de terceiros;
e. Terceiros que estejam fornecendo em conjunto iniciativas de vendas, eventos ou promoções, mediante consentimento;
f. Autoridades em geral, para cumprimento de determinação legal ou regulatória;
g. Terceiros necessários para operação dos nossos serviços;
h. Terceiros, para fins de controle e prevenção de fraude.
5. Armazenamento de Dados
Possuímos uma política de retenção de dados pessoais alinhada com a lei aplicável. Os seus dados serão armazenados somente pelo período necessário para o atendimento da finalidade para a qual foram coletados, principalmente para a execução do contrato, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção, como, por exemplo, cumprimento de obrigações legais, regulatórias, contratuais e exercício regular de direito.
Sempre realizamos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de dado pessoal coletado, considerando sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para qual o dado será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
Nos demais casos, iremos proceder à exclusão de nossas bases ou realizar a anonimização, ocasião em que você não poderá mais ser identificado.
6. Como protegemos os seus Dados?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus dados pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais, adotamos todas as medidas técnicas e organizacionais para a proteção de seus dados. Para tanto, advertimos que não solicitaremos a sua senha, exceto quando você fizer login nos canais oficiais, e que você é responsável por manter em sigilo a senha de acesso na plataforma.
7. Direitos do Titular
Os dados pessoais são seus e a lei brasileira, através da LGPD e demais legislações, lhe garantem uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos como cumprimento desses direitos e vamos, na sequência, explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los:
CONFIRMAÇÃO E ACESSO
Você pode solicitar a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa solicitar cópias dos registros que temos sobre você.
CORREÇÃO
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
ANONIMIZAÇÃO, BLOQUEIO OU ELIMINAÇÃO
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
PORTABILIDADE
Você pode solicitar o fornecimento de seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando à sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
INFORMAÇÕES A RESPEITO DO COMPARTILHAMENTO
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas com as quais realiza uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de
Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do caso, podemos limitar as informações fornecidas a você caso a sua divulgação possa violar a propriedade intelectual
ou segredo de negócios.
INFORMAÇÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE NÃO CONSENTIR
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo, nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
REVOGAÇÃO DO CONSENTIMENTO
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
OPOSIÇÃO
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto como, por exemplo, prevenir fraudes. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
AVISOS IMPORTANTES
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, poderemos solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, poderemos ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação d e reter dados, seja p ara cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
8. Do Backup e sua Atualização
Para realização de backups e devido cumprimento das obrigações, deve-se considerar e avaliar toda e qualquer unidade de armazenamento que esteja sob responsabilidade.
As cópias de segurança dos backups devem ser protegidas por metodologias capazes de garantir a restrição de acesso, além de questões como confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações armazenadas.
A avaliação e decisão de quais arquivos serão incluídos no backup será realizada pelo setor de infraestrutura , o qual terá como prioridade a inclusão de arquivos de configurações e sistemas operacionais e aplicativos instalados nos servidores, configuração do banco de dados, documentos e e-mails por usuário e arquivos de log dos aplicativos, incluindo-se o logdo backup e restore.
Os backups, independentemente de sua categoria, serão realizados quando novas aplicações forem desenvolvidas, novas unidades de armazenamento forem adquiridas ou utilizadas, e quaisquer outros objetos sejam apresentados aos sistemas.
O procedimento relacionado à realização dos backups será monitorado pelo setor de infraestrutura, o qual também analisará os relatórios de acompanhamento de backup gerados pelo sistema, seja em relação aos backups realizados com sucesso bem como acerca de possíveis falhas e erros. Expirado o referido prazo de retenção, as Unidades de Armazenamento poderão ser destruídas ou reutilizadas, considerando sempre seu estado de conservação e utilização, mediante pedido fundamentado do Setor de Infraestrutura responsável pelos backups ao setor de Suporte, observados os prazos de guarda legalmente estipulados.
9. Cookies
Para sua maior segurança, descrevemos a seguir os diversos tipos de cookies por nós utilizados e suas funcionalidades. Salientamos que os cookies podem variar a depender da Plataforma e do serviço por você utilizado:
Cookies definidos: Buscando oferecer a você a melhor experiência de acesso e funcionamento adequado às nossas Plataformas Digitais, armazena os cookies autorizados por você através das configurações de seu dispositivo e das funcionalidades utilizadas em cada aplicação.
TIPO DE COOKIE
- Cookies Essenciais
Esses são estritamente necessários para o funcionamento da Plataforma Digital, sem eles não podemos fornecera você alguns serviços essenciais, como o fornecimento de carrinho de compras ou funcionalidades básicas da Plataforma.
- Cookies de Desempenho e Funcionalidade
Com a função de coletar informações sobre a forma que você utiliza nossas Plataformas Digitais, esses cookies nos permitem armazenar as opções que você fez enquanto navegava. Essas informações serão utilizadas para otimizar nossas Plataformas, facilitando a navegação. Esses cookies não identificam você e sua desativação poderá acarretar prejuízos na entrega de alguns recursos das Plataformas.
- Cookies de Análise e Personalização
Ao coletar essas informações, somos capazes de compreender como nossas Plataformas estão sendo utilizados e mensurar a eficácia das nossas campanhas de marketing, auxiliando, assim, a personalizar nossos meios digitais. A desativação desses cookies poderá acarretar prejuízos na entrega de alguns recursos das Plataformas.
- Cookies de Publicidade
Coletam informações sobre seu histórico de navegação ou de compras, e são utilizados para encaminhar publicidades de seu interesse. Possuem também a função de evitar que anúncios sejam repetidos continuamente e garantir que anúncios inapropriados não sejam exibidos. Podemos compartilhar essas informações com terceiros para auxiliar na criação e divulgação de anúncios personalizados. A desativação desses cookies poderá acarretar prejuízos na entrega de alguns recursos das Plataformas.
- Cookies de Redes Sociais
São utilizados para permitir que você acesse e compartilhe conteúdos em nossas Plataformas através das suas redes sociais. Podemos, também, utilizar esses cookies para exibir publicidade.
Cookies definidos por terceiros: Além dos Cookies definidos quando você acessa nossas Plataformas, haverá coleta de cookies por terceiros. Esses terceiros incluem motores de busca, provedores de serviços de medição e análise, redes de mídias sociais e empresas de publicidade. Informa-se que os terceiros podem utilizar os cookies no processo de entrega de conteúdo, incluindo anúncios relevantes a seus interesses, para medir a efetividade de seus anúncios e para desempenhar serviços, sendo que não tem qualquer gerenciamento sobre esses cookies.
10. Gerenciamento das Preferências de Cookies
A maioria dos navegadores aceita automaticamente os cookies, mas você pode gerenciá-los por meio das configurações de seu navegador, retirando ou alterando o seu consentimento sobre os cookies a qualquer momento, exceto em relação aos cookies classificados como “cookies essenciais”.
O recurso ‘Ajuda” da maior parte dos navegadores ensina a impedir seu navegador de aceitar novos cookies, como fazer com que o navegador o informe quando você recebe novos cookies, como bloquear os cookies do seu navegador, entre outros. Salientamos, porém, que ao bloquear ou excluir determinados cookies, é possível que você não consiga utilizar certos recursos de nossas Plataformas. Para maiores informações sobre como
proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores, disponibilizamos os seguintes links:
Internet Explorer
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies
Mozilla Firefox
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usamGoogle
Chrome
https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR
Safari
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac
Microsoft Edge
https://support.microsoft.com/pt-br/help/4468242/microsoft-edge-browsing-data-and-privacy-microsoft-privacy
11. Transferência Internacional de Dados
Alguns dados poderão ser armazenados em outros países, já que utiliza ou utilizará o sistema baseado em Cloud. Em sendo o caso, serão atendidas todas as normas referentes à proteção de dados.
12. Coleta de Uso de Informações Pessoais de Crianças e Adolescentes
A plataforma não se destina à criança e ao adolescente. Nesse sentido, fica vedado o uso da plataforma por usuário com idade inferior a 18 anos.
13. Canal de Comunicação
Se você acredita que seus dados pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas quanto Titular dos seus dados pessoais, ou, ainda, caso tenha dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a este Aviso de Privacidade, solicitamos que seja realizado contato diretamente com nossos canais de atendimento.
14. Atualização da Política de Privacidade
Como estamos sempre buscando melhorar nossos serviços e a forma como operamos, a presente Política de Privacidade poderá ser atualizado a qualquer tempo para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.